Sábado, 2 de Outubro de 2010

É hora do lanche!

Com o início das aulas, sabemos que a alimentação é um aspecto importante. Nestas alturas, as escolhas alimentares são também influenciadas pelo teu grupo de amigos.

 

 

Deves comer sempre bem, ter uma alimentação saudável.
 
Qual é a importância dos lanches?
 
Os lanches são determinantes para o equilíbrio do dia alimentar:
  • Ajudam a fornecer a energia e os nutrientes de que o organismo necessita para se manter activo entre as refeições principais;
  • Ajudam à concentração e ao melhor rendimento escolar;
  • Permitem controlar os apetites vorazes responsáveis pelo aumento da ingestão de produtos muito açucarados ou com muita gordura.

Nos bares escolares e nas máquinas de venda, tem atenção ao que compras. Deves ser 'ensinada' a escolher e não proibida de consumir. Interessa disponibilizar uma variedade de alimentos, suficiente paa ir ao encontro das tuas expectativas, como exemplo:

  • Leite e iogurtes meio-gordos, simples ou aromatizados, sempre que possível sem adição de açúcar, queijo fresco, curado fundido ou requeijão;
  • Sumos naturais de fruta e/ou vegetais sem adição de açúcar e/ou comerciais "100%" sumo e água não gaseificada e sem aromas;
  • Variedade de pão, pouco refinado e com pouco sal (ex: pão integral, de mistura, centeio...), simples ou com adição de queijo/fiambre, manteiga, compotas com pouco açúcar;
  • Cereais em flocos e/ou barras, ricos em fibras alimentares e com pouco sal e açúcar;
  • Apenas bolos sem cremes, com pouca gordura de preferência confeccionados em casa;
  • Evitar alimentos fritos e folhados como as batatas fritas ou os salgados. Produtos de charcutaria. Gelados compostos maioritariamente por natas, aromas e corantes. Rebuçados, chocolates, caramelos e outras guloseimas, refrigerantes. Bolachas com recheio. Produtos de pastelaria e confetaria.

Um bom lanche deve sempre incluir:

Nota: Sempre que possível, as sandes deverão ser enriquecidas com vegetais ou fruta. Para acompanhar o lanche sempre água.
Bibliografia:
http://nestle.pt; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Educação alimentar em Meio Escolar, Referencial para uma alimentação saudável, Outobro 2006, Lisboa;
http://plataformacontraobesidade.dgs
Publicado por Be fashion, Be Cool às 20:58
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8 comentários:
De Vida animal a 3 de Outubro de 2010 às 08:11
Humm... não tens de te preocupar querida (;

Como isso não é nenhuma urgência (penso eu!) eu respondo-te na Resposta ás perguntas. Mas querida, se vires que necessitas de ir ao veterinário acho que isso é 100 % fiável.

Beijinhos :)


De Tinosga a 3 de Outubro de 2010 às 23:51
Nota máxima. Gostei muito deste post.


De Vida animal a 4 de Outubro de 2010 às 11:20
Ora essa, nao tens de que! (:


De S. a 5 de Outubro de 2010 às 22:30
Oi adorei o teu blog! Como gostei muito comentei para te perguntar se queres trocar links eu ponho o teu e tu o meu! Que tal se quiseres basta ires a http://iphashion.blogs.sapo.pt/ e deixares um comentário com a tua opinião...

XOXO,
Miss I


De la-moda a 5 de Outubro de 2010 às 23:01
Olá!
Será que me poderias divulgar ? http://la-moda.blogs.sapo.pt

Beijos
P.s: Adoro o blog


De Vida animal a 6 de Outubro de 2010 às 12:31
Olá. Não tenho andado a comentar mas venho cá sempre que posso. A escola também "rouba-nos" o tempo todo e depois acabámos por nem ter tempo para actualizar o blog nem para retribuir comentários :/

Como vai a escola?


De la-moda a 6 de Outubro de 2010 às 18:08
Tás divulgada ;)


De Modista a 10 de Outubro de 2010 às 07:55
Adorei o post,muito informativo e completo!Vou ter em conta as tuas sugestões!


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